Com o crescente volume de novas tecnologias por vezes as empresas acabam fazendo instalações apressadas dos cabos que interligam as redes de computadores de forma improvisada. Muitas vezes, essas ligações são feitas sem que haja o mínimo planejamento e observação de técnicas específicas e, a má estruturação do cabeamento representa 70% dos problemas que costumam ocorrer nas redes de computadores.

O cabeamento estruturado permite mudanças, manutenções e implementações de maneira ágil, segura, eficiente e controlada.

Redes Estruturadas

gallery/redes estruturadas
gallery/redes estruturadas1

Sendo obrigatório seguir o padrão de identificação elaborado para administrar e documentar qualquer mudança de ocupação em um edifício comercial. O objetivo da padronização é evitar erros ou dúvidas relativas aos cabos, tomadas e posição de usuários.

O sistema de cabeamento estruturado é instalado por baixo de pisos, canaletas, dutos, dentre outros. A vida útil deste sistema, se bem construído, é de no mínimo 10 anos. Esse período equivale à média da vida útil de ambientes comerciais. No total, o sistema de cabeamento estruturado é composto por 6 subsistemas, cada um com suas próprias especificações de instalação, desempenho e teste: cabeamento horizontal, área de trabalho, cabeamento vertical, armário de telecomunicações, sala de equipamento, entrada de facilidades.